segunda-feira, janeiro 2

Começando o Ano Novo

de novo....
nos últimos anos minhas festas de Natal e de Ano Novo são tão sem-graça!
Lembro-me das que eu tinha quando criança ( as melhores) e na adolescência...

Era tudo mais simples, menos fartura, mais união, mais alegria.
Costumava passar a virada , tanto do Natal quanto do Ano Novo, na casa dos meus vós paternos,
juntavam os primos e alguns tios do meu pai, meus tios-avós.
cantávamos as músicas da data, depois de brindar saiamos cumprimentando os vizinhos,
depois íamos para a casa da minha avó materna , que por coincidência era na mesma rua que a outra
apenas 500 ou 600 metros separavam uma casa da outra.
Lá também primos, tios, amigos, conhecidos, comida gostosa,
meu avô brincando e fazendo piadas....
Algumas passagens repetiam-se em todas as festas e nós já as esperávamos:
Meu avô materno já "alto" pelo vinho e champagne, quebrando nozes na mesa da cozinha e nos obrigando a comê-las com a insistência de sempre:
- Come nozes..., come nozes...
com o tempo a frase se transformava em :
- Come nóis... come nóis....
eu e minhas primas caíamos na risada e claro: comíamos as nozes....

outra passagem ocorria na casa da minha avó materna:
o tio Aldo, irmão da minha avó era uma figura indispensável nas reuniões de família.
Era baixinho, na época com seus 50 anos ou mais, muito brincalhão, puxava as cantigas de final de ano.
Tanto no Natal, quanto no Ano novo, após os cumprimentos, ele conduzia as "crianças", cerca de 8 a 10, pelas ruas, cantando alto, de repente apertava a campainha de uma das casas e nós saíamos correndo... corríamos e ríamos muito, as vezes eramos obrigados a parar por não ter mais força de tanto rir....

Os episódios ocorriam na Lapa/Vila Ipojuca, em São Paulo/capital, local que na época era habitado por vários imigrantes: italianos, portugueses e espanhóis,( minha família , ambas as partes , era italiana) e qdo apertávamos as campainhas e corríamos , de longe escutávamos os xingamentos na língua pátria dos residentes das casas, claro que os palavrões em italiano, nós entendiamos.....

bom tempo.... lembranças boas....

1 Comment:

dado said...

Venho aqui para convidar vc para participar do 1ª forum de confraternização entre blogueiros do dia 28/01 à 05/02. A sua participação restringe-se em conversar no mural de bate papo que encontra-se abaixo dos selos (awards), sem haver disputa de forma alguma. O objetivo é fazer debates, conversar, fazer novos amigos, rever amigos antigos, divulgar e promover nossos trabalhos. Tem um selo de participação em meu site, mas não obrigo ninguem a usar, porem você e seu blog ja estão automaticamente escritos. Convide seus amnigos a participar, bastando apenas este amigo fazer uma solicitação, junto ao mural. Caso este amigo não possuir um banner crio um para ele. Faça valer essa ideia. Participe. Um aberaço Dado

Related Posts with Thumbnails
 
©Dez 2009 Rachel Por Encomende Aqui Blog Dos Layouts