sexta-feira, novembro 6

Não aguento mais este calor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pessoal, eu to derretendo....... não aguento mais!!!!!
Cade o friozinho de Curitiba?????
Pel'AmordeDeus!!!!!!!!!


Ah! Hoje me aconteceu uma coisa que eu achava qúe NUNCA aconteceria comigo, apesar de saber do perigo, é o seguinte:


As 4 hs da madrugada minha filha Vitória pediu água! Levantei fui até a cozinha peguei a água, ela tomou, coloquei o copo do lado e quando deito na minha cama, sinto uma picada! Automáticamente, sem pensar mesmo, dei um tapa no meu braço, achei que fosse pernilongo - como tá calor, os bichinhos adoram ficar corneteando na nossa orelha... - porém era uma aranha marrom! Quando dei um tapa nela, ela saiu correndo por sobre o lençol; mas que depressa e por desespero eu joguei o lençol no chão!
Meu marido deu um berro: - Que é isso mulher, tá ficando doida? Eu comecei a gritar que tinha uma aranha no quarto e que eu tinha sido picada....
Não acreditando muito, ele levantou e foi procurar no lençol jogado no chão e ela tava lá....
Levou tanta chinelada que até soltou algumas perninhas,.... colocamos-na num saco plástico e dá-lhe levantar colchão, cama, e tudo mais que tinha por perto.....
Assim que me mudei para Curitiba, fui avisada da tal aranha marrom ( nome científico - Loxosceles) que é uma aranhinha pequena,mas que causa grandes estragos.....e imaginava que só apareciam em casas de madeira, embora ja soubesse de muitos casos na cidade, jamais imaginei que fosse aparecer no segundo andar de um apto....
Bem, lá fui eu para a Unidade de Saúde 24 horas , levando a aranha no plástico... Após avaliação tanto da picada, quanto da aranha morta, ficou constatado que era a Tal.....
Estou em observação por 36 horas, tendo que ir de 12 em 12 horas na Unidade de Saúde para avaliação da ferida que está se formando.... na hora da picada não dói tanto, mas depois parece picada de abelha/marimbondo.... incha, fica avermelhado ( se ficar roxo ou pretejado é porque está necrozando o local, o que é bem comum, por isso a observação de 12x12h) e coça.....
A minha sorte é que como eu estava com broncopneumonia até semana passada, tomei 10 dias de Corticóide, o que é um dos medicamentos que combatem o veneno da danadinha, entaõ a ferida tá pequena e não necrosou....


Bom povo.... o braço ta doendo......


beijos


SOBRE A PEÇONHENTA.....


Identificação: É a menor aranha entre as mais perigosas (Corpo 7-12 mm). Por causa dos hábitos noturnos e seu tamanho, passam desapercebidas pelo homem e podem então proliferar-se extraordinariamente. Os machos têm corpo menor e pernas relativamente mais longas.
O cefalotórax é baixo, isto é, não ultrapassa, em altura, o abdômen, os olhos são seis, reunidos em três pares de quelíceras são soldadas na base. Todas apresentam um colorido uniforme que varia do marron claro até o escuro, podendo apresentar no cefalotórax um desenho amarelo em forma de estrela (L. gaucho). As fêmeas alcançam a maturidade sexual em média aos 328,5 dias e os machos em 454,7 dias. Uma fêmea pode produzir até 15 ootecas que contêm de 22 a 138 ovos. A duração de vida é de 1536 dias para as fêmeas e 696 para os machos que acasalaram.




O ataque: Não são aranhas agressivas e a maioria dos acidentes (cerca de 80%) ocorrem dentro de casa. Elas picam quando são comprimidas contra o corpo da vítima, dentro de roupas , toalhas de banho e na cama.


Onde são encontradas: São aranhas domiciliares que se alojam, de preferência, nos armários, roupas e sapatos velhos. Comprimidas ao corpo da vítima quando esta se vete ou calça o sapato, desferem seu ataque. As picadas atingem, com mais freqüência, os antebraços, braços e ombros, colo, nuca, rosto, tórax, ventre e, mais raramente, outras partes do corpo.


Distribuição geográfica: Gertsh (1959 e 1967) fez uma revisão das espécies do gênero Loxosceles, que ocorrem o continente americano; citou 18 espécies para a América do Norte, Central e Antilhas e 30 para a América do Sul.


Habitats: Habitam os climas quentes e temperados e no continente americano ocorrem cerca de 50 espécies diferentes.




Ação do veneno (peçonha): O veneno tem ação proteolitica e hemolítica e, se manifestam tardiamente, em torno de 12 a 24 horas após o acidente.


Quadro clínico: O quadro clínico cutâneo caracteriza-se por edema, eritema, dor local emelhante a queimadura. Quando há comprometimento cutâneovisceral, observamos febre, mal-estar generalizado, icterícia, equimose, vesículas, bolhas, necrose e ulceração. A urina torna-se escura, cor de "coca-cola".


Pode evoluir para oligúria, anúria e insuficiência renal aguda, semelhante ao que ocorre no acidente crotálico.


Tratamento: (O tratamento específico é feito com o soro antiaracnídeo e/ou antiloxoscélico, 10 ampolas pelas via endovenosa. O tratamento complementar consiste na limpeza local com anti-sépticos e hidratação do doente de maneira semelhante ao preconizado para o acidente crotálico.


A vacinação anti-tetânica está indicada. Os antibióticos devem ser utilizados quando houver infecção secundária de maneira semelhante ao preconizado no acidente botrópico. O emprego do soro específico deve ser feito até 36 horas após o acidente.
Conduta frente a picadas de Aranhas e Escorpiões:





Evitar que o paciente se movimente muito;
Não fazer torniquete no membro acidentado;
Aplicar compressas frias (10 a 15 ºC) nas primeiras horas;
Aplicar respiração artificial, caso a pessoa não estiver espirando bem.;
Encaminahr ao serviço médico.


IMPORTANTE: Toda pessoa agredida por aranhas deve ser encaminhada ao Pronto Socorro e se possível levar a aranha para identificação. Lembre-se sempre que a rapidez de atendimento em acidentes com qualquer animal Peçonhento pode significar a diferença entre a vida e a morte. A auto medicação pode ser fatal e não deve ser realizada. Procure sempre um médico e o pronto socorro mais próximo.




Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe


 CUIDADO COM AS ARANHAS PESSOAL...

3 Comments:

Hanna said...

NUUUUUUUSSSSSSSAAAAAAA Miga...que perigo hein??
Mas Graças a Deus você está bem e torço para que sare esta ferida logo!

Beijos doces

Lin Sousa said...

olá, que perigo , hein? ótima sua descrição daaranha .. pq eu tb não conhecia .. nem sei se tem dela por aqui .. melhoras p/vc e beijos na filhota .. LIN

Carla Pathy said...

Vivi! Que perigo...Como tu estás?
Beijinhos no coração, tá? Não sára o dodói mas ajuda!!!!
Melhoras

Related Posts with Thumbnails
 
©Dez 2009 Rachel Por Encomende Aqui Blog Dos Layouts